Texto: Léo Varnier – Estudante de Jornalismo.

Edição e Revisão Final: Maria Carolina de Melo – Jornalista.

Estar organizado(a) significa ter uma rotina mais limpa e uma produtividade melhor. Por isso, um cronograma é uma ótima ferramenta para auxiliar a rotina. Neste conteúdo, entenda por qual motivo o planejamento e o cronograma de conteúdos são importantes.

Ao montar um planejamento e um cronograma, você estará economizando tempo e esforço. Criar conteúdos com antecedência e agendar suas postagens evita aquela pressão desesperadora de ter que criar conteúdos de última hora e, possivelmente, sem a qualidade desejada. Isso também faz com que você consiga aproveitar as datas sazonais, eventos importantes, feriados e outras datas relevantes para o seu nicho.

Além disso, permitem desenvolver uma constância, algo extremamente importante para estabelecer uma identidade de marca sólida e a construção de um bom relacionamento com seu público-alvo.

Tendo um planejamento adequado, você garante que o seu conteúdo tenha qualidade e seja coeso, transmitindo sua mensagem de forma eficaz ao cliente. No Instagram, por exemplo, manter uma presença consistente, aproveitar as datas sazonais e realizar análises para otimizar suas estratégias são ações muito importantes. Quer aprender como fazer um planejamento? Continue acompanhando o Blog da Usina!

O que você deve incluir no cronograma

É claro que isso depende de alguns fatores, como o volume do trabalho que você precisa organizar e até mesmo do seu setor. No entanto, existem alguns pontos-chave que você deve incluir no seu cronograma. Confira:

  • Data de publicação;
  • Turno de publicação; 
  • Canal (Instagram, Facebook, Youtube e etc);
  • Status (Em produção, em aprovação, publicado, não comecei ainda e etc);
  • Formato (Reels, Stories, Card, Carrossel e etc);
  • Objetivo (Serviço, Produto, Institucional e etc);
  • Observações (Detalhes solicitados para o conteúdo)
  • Direcionamento (O que será abordado no conteúdo?).

Se você leu até aqui, agora sabe exatamente a importância de ter um planejamento e um cronograma. Aproveite as dicas e mãos à obra!

Continue acompanhando o Blog da Usina para mais conteúdos como esse!

One Thought to “Por qual motivo o planejamento e o cronograma de conteúdos são importantes”

  1. […] Ter um ambiente organizado, confiável e agradável para compartilhar as experiências também é importante. Defina regras de conduta, compartilhamento de conteúdos e tenha uma equipe para interceder as interações! Para mais detalhes sobre planejamento e cronograma de conteúdos, confira o Blog da Usina. […]

Deixe um comentário

quatro × 4 =